MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO
Localização: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia - São Paulo, SP
Telefone: +55 (11) 3335-4990
Preço: entrada gratuita
Funcionamento: aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 17h30 Contato: faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
O Memorial da Resistência de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio de sua Secretaria da Cultura, é uma instituição dedicada à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.
O Memorial é dividido em 4 módulos:
1) Módulo A: "O edifício e suas memórias", que se trata do primeiro espaço do Memorial, onde podemos ver uma cronologia de ocupação do local desde a sua construção aos dias atuais e, de outro, um vídeo que conta a história e estrutura do Deops/SP.
2) Módulo B: "Controle, repressão e resistência: o tempo político e a memória", onde podemos ver, em uma linha do tempo, o contexto político em diversos eventos que mostram noções, estratégias e fatos relativos ao controle, repressão e resistência não apenas na época da ditadura, mas também durante décadas no Brasil.
3) Módulo C: "A construção da memória: o cotidiano nas celas do Deops/SP", local onde encontramos quatro celas, um corredor principal e um corredor para banho de sol. Nestes espaços, diversos recursos audiovisuais apresentam desde o processo de implantação do Memorial da Resistência, até os testemunhos sobre o cotidiano na prisão.
4) Módulo D: "Da carceragem ao Centro de Referência", local onde é possível ter um aprofundamento temático, por meio da consulta a banco de dados referenciais, além de uma amostragem de objetos e documentos provenientes do Fundo Deops/SP.
Obs: no dia da visita, 13 de abril de 2019, este módulo estava fechado para visitação.
Saiba mais em: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/
Comments